- Área: 120 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Werner Huthmacher
-
Fabricantes: Farrow and Ball, Isover, Knauf, Promat, Swiss Krono AG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na cobertura de um edifício existente em Neukölln, em Berlim, foi criado um mundo pequeno, mas alegre e sensual, em um estilo simples que desmente sua complexidade - uma moradia que dá aos usuários uma qualidade de vida aprimorada. Aqui o foco está nos elementos primários, permitindo um sentido individual e uma experiência não apenas do espaço, mas também da luz, da sombra, do vento, do ar, da chuva, da vegetação, do céu, do nascer e do pôr do sol.
O edifício foi construído no início dos anos 1970, na margem da chamada Vila da Boêmia, onde um empreendimento de blocos perimetrais de cinco pavimentos que data do final do século XVIII confina as casas de um ou dois níveis do entorno.
A nova cobertura de 80 m2, rodeada por um terraço com 40 m², é um espaço parasita revestido de preto. Aqui, diferentes épocas colidem e a nova extensão ascendente representa uma conexão com o presente.
Como a estrutura existente não tinha capacidade de carga suficiente para suportar outro andar, um dos principais critérios para o projeto foi evitar uma tensão excessiva na cobertura. Para conseguir isso, um volume foi desenvolvido através de uma complexa estrutura de aço tensionada lateralmente e amarrada nas paredes estruturais que delimitam as laterais do prédio.
Um terraço envolvente com vidros panorâmicos foi incorporado na estrutura. Este elemento flutua sobre o edifício existente com o apoio de vigas. A ideia deste terraço combina um ambiente espacial distinto com uma estrutura que cumpre com o código de construção.